• Gomm Advogados

Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay)

O cooperativismo está representado por um modelo de negócio baseado em valores de autoajuda, solidariedade e honestidade, no qual, a partir de uma estrutura de gerenciamento democrático, busca-se o desenvolvimento econômico, intelectual e cultural dos associados, colaboradores e do meio social em que está inserido. Em momentos de crise global como o que vivemos, seja por questões militares ou sanitárias, o cooperativismo representa uma fagulha de esperança “para a construção de um mundo melhor”.


Para o atingimento de suas finalidades precípuas, o cooperativismo prega o respeito ao meio ambiente, a maximização da qualidade de vida, o desenvolvimento da ordem econômica a partir de estímulos a empreendimentos sustentáveis, investimento em iniciativas de educação local, projetos sociais de inclusão e assistência, entre outros.


Deste modo, diante de tantos benefícios sociais e econômicos, desde o ano de 1923 o mundo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, sempre com o a finalidade de perpetuar ao longo do tempo os valores inerentes a este modelo de negócio, em homenagem a igualdade, equidade, solidariedade, transparência e responsabilidade social sempre presentes na atuação de uma cooperativa.


Este ano, a data foi celebrada no dia 02 de julho, comemorando a Centésima Edição do Dia Internacional do Cooperativismo, se mostrando adequado que abordemos, mesmo que brevemente, o histórico deste dia tão importante para o cooperativismo moderno e para a sociedade como um todo.


Oficialmente a data somente foi instituída em 1995, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, contudo, como dito anteriormente, historicamente a comemoração máxima do cooperativismo ocorreu pela primeira vez em 1923, consagrando o Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay) no primeiro sábado de julho de cada ano, homenageando a generosidade de todos os indivíduos que contribuíram para o surgimento e subsistência deste modelo humano de negócio.


Em 2022 o slogan escolhido para a data demonstra a influência mundial deste modelo de negócio, sendo eleito com o objetivo de reafirmar o papel de protagonismo do cooperativismo no desenvolvimento social a nível global, expressado no tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.


Novamente, como em todos os anos, há muito o que se comemorar, uma vez que o modelo de negócio das sociedades cooperativas já é consolidado como de suma importância para o desenvolvimento social, cultural e econômico das sociedades globais.


Felippe Antônio da Silva Pereira (OAB/PR nº 105.562) é integrante da equipe de Direito Cooperativo do Gomm Advogados Associados

27 views0 comments

Recent Posts

See All